sábado, 24 de abril de 2010

MOSHÉ

Hoje, eu assisti ao filme "O dia em que meus pais saíram de férias". Maravilhoso!!! Quem ainda não assistiu, vale à pena passar na locadora e alugá-lo. O caso é que o personagem principal era chamado Moshé, como um menino criado entre os governantes do Egito e que reencontrou sua mãe depois de adulto. Entendi logo que o nome Moshé é Moisés. Gostei mais de Moshé.
Após o filme, li o texto de um dos alunos da minha amiga Clarissa que ela postou no blog Pensando Alto. E mais uma vez, estava lá Moshé. O filme me ensinou a pronúncia e o texto de Shalom (6º ano) me ensinou a escrever MOSHÉ.
Isso me trouxe à memória alguns fragmentos da história de Moshé:
- Menino que nasceu entre os escravos e cresceu entre e como os poderosos do Egito (que Shalom chama de Matsot).
- Homem de valor e honrado, que aprendeu sobre deuses estranhos, mas serviu apenas ao Senhor.
- Aprendeu a cultura dos Outros, mas identificou-se (Lacan) com a cultura dos escravos, da sua família, do seu passado.
- Casou-se com uma mulher que nem era Judia nem Egipsia, no período de reflexão sobre o indecidível (Derrida).
- Escolheu com coragem aquilo que para muitos é indecidível e construiu o novo, saindo da mesmidade. Ou seja, não vacilou em desidentificar-se (Lacan) com as práticas culturais, os valores e as injustiças do Egito opressor.
- Viveu em diáspora por 40 anos, em busca da concretização de uma promessa que só viu de longe (leia em Deuteronômio).
É... Alguns pensamentos soltos, traduzidos em palavras, porque é certo que não explorei tudo o que a história de Moshé pode me oferecer. Não é à toa que essa história está lá. E nem é por acaso que ela me veio à memória. Meditarei e amadurecerei ideias, argumentos acadêmicos e atitudes para a prática cristã.

2 comentários:

  1. Que legal!!! Já vi esse filme a bastante tempo...é muito bom mesmo!!!

    Bjus!

    ResponderExcluir
  2. Pior é que escrevi o título errado. Não é "o dia", é "o ano", rs. Se fosse só um dia, talvez Moshé teria sofrido menos e não justificaria um filme, rs. Beijos e obrigada pelo comentário.

    ResponderExcluir