quarta-feira, 7 de abril de 2010

Aulas suspensas na UERJ

Ontem à noite, enquanto eu estava em sala de aula, percebi a forte chuva pela janela. Imaginei que eu poderia me molhar mesmo com um guarda-chuva e lamentei a chuva ser de vento. Quando desci pelo elevador e encontrei o Hall do Térreo cheio de alunos, imaginei que a situação poderia ser mais complicada e pensei em inundação. Não deu outra. As pessoas não podiam ir para suas casas porque o trânsito estava completamente parado e as ruas alagadas. Sorte de quem poderia usar a alternativa do metrô, com funcionamento normal. Mais sorte ainda das pessoas que, como eu, já haviam comprado o ticket de passagem com antecedência.
A estação do Maracanã do Metrô Rio não estava preparada para o aumento de fluxo de passageiros. Não puderam organizar as filas como fazem em jogos no estádio do Maracanã, por exemplo. Foi um caracol humano e meio tumultuado à primeira vista. Mas parece que funcionou bem. O que não foi nada legal foi encontrar vagões lotados de agregados que, comumente, utilizam outros transportes públicos. Mas não havia outro jeito: o metrô era uma ótima opção de transporte sem inundações nem engarrafamentos.
Lamentei não ter uma câmera comigo para registrar tudo o que vi. Tudo surreal. A UERJ fica num ponto muito vulnerável da cidade. Rio Maracanã transbordou, ônibus ficou submerso em frente ao CEFET... Loucura total. Mas, graças a Deus, cheguei em casa com tranqulidade. Aliás, sou muito grata por estar acompanhando o caos apenas pela TV e pela internet. E não pela janela da minha casa na Pavuna. As aulas foram suspensas na UERJ nestas terça-feira e quarta-feira, assim como em outras isntituições de ensino básico e superior no Rio.
Oremos pela nossa cidade e municípios vizinhos. Oremos pelos os que perderam pessoas queridas e para que o número de mortos pare em 98. Oremos por uma quarta-feira de reestabelecimento da normalidade. Que as imagens de uma cidade fantasma fiquem na terça-feira e a cidade volte a ter vida nas ruas no dia que está vindo. Que as autoridades arrumem as bagunças históricas. Que voltemos às aulas na quinta-feira.

2 comentários:

  1. Amiga, tb estou muito triste com tudo que está acontecendo com o nosso Estado, muito mesmo. É muito descaso, a sensação que tenho é que essas mortes não são só uma trajédia, mas um assassinato em massa. Porque podiam ter sido evitadas se as pessoas realmente respeitassem e amassem uns aos outros. Os dirigentes no Brasil não tem o menor interesse em salvar vidas, mas ainda assim permanessem em um cargo vital para a nossa sobrevivência. É tudo muito triste, muito mesmo.

    ResponderExcluir
  2. Hoje, ouvi uma notícia que me deixou bastante animada simplesmente porquê as injustiças não são soberanas, mas interrogadas como pela a OAB nacional e a OAB-RJ. Veja notícia no G1 http://g1.globo.com/Noticias/Brasil/0,,MUL1562487-5598,00-OAB+PEDE+AO+MPF+INVESTIGACAO+SOBRE+ENCHENTES+NO+RJ.html

    ResponderExcluir